ORADORES

SOFIA NEUPARTH

Investigadora, professora de corpo e criadora seguiu um percurso de crescimento artístico muito próprio. Em 1997 fundou o c.e.m – centro em movimento. Tem investido intensivamente no trabalho junto de populações diversas e na relação entre Corpo e Cidade.

http://www.c-e-m.org/ 

 

FERNANDO HERNÁNDEZ




Doutorado em Psicologia e Professor de História da Educação Artística e Psicologia da Arte na Universidade de Barcelona. Considerado herdeiro do pensamento de John Dewey na relação que a escola deveria ter com a vida e a sociedade, diferencia cuidadosamente, contudo, a ideia de “pedagogia de projecto” e de “projectos de trabalho”.


JOHN H. FALK


Doutorado em Biologia e Educação pela Universidade da Califórnia, trabalhou no Instituto Smithsonian durante 14 anos na área da educação. Juntamente com Lynn Dierking é autor de livros emblemáticos para a educação em museus e para a análise da experiência do visitante como: The Museum Experience e Learning from Museums: Visitor experiences and the making of meaning.


GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus



Criado em 2004, o Grupo para a Acessibilidade nos Museus (GAM) tem como missão melhorar o acesso aos museus a todo o tipo de público com necessidades especiais, físicas, intelectuais, ou sociais, disponibilizar informações sobre o tema, e divulgar e promover actividades e um fórum de debate.

O Comité para a Educação e Acção Cultural do ICOM é um dos mais antigos comités internacionais do ICOM e um dos maiores, com cerca de 1000 membros e distribuído por 70 países (incluindo Portugal).

http://ceca.icom.museum/


ELISA MARQUES

Autora de vários artigos e publicações no domínio da Educação e da Arte, destacando-se a autoria de Trans(Formar)o Olhar e a co-autoria do Primeiro Olhar – Programa Integrado de Artes Visuais da Fundação Calouste Gulbenkian. É actualmente a coordenadora do Programa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação.



HELENA MARUJO





Doutorada em Psicologia, foi Visiting Researcher na Universidade de Massachusetts, tendo sido bolseira Fullbright. É professora universitária dedicando-se à investigação da Psicologia Positiva.


MARIA VLACHOU



É actualmente Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal. Membro-fundador do GAM e dos Corpos Gerentes do ICOM Portugal. Mestre em Museum Studies pela University College de Londres.



ANTIMUSEO

Projecto curatorial que trabalha sobre os mecanismos de legitimação da obra de arte, sobre os limites das instituições artísticas e sobre o processo social a partir do qual se produz o valor simbólico e económico das obras de arte.

http://www.antimuseo.org/

 

STELA BARBIERI



Artista plástica, educadora e contadora de histórias. É a responsável pelo projecto educativo da Fundação Bienal de São Paulo e directora da Acção Educativa do Instituto Tomie Ohtake.


RICARDO JACINTO

Artista interdisciplinar, formado em arquitectura, escultura e música. Tem vindo a apresentar o seu trabalhado em exposições, concertos e performances. Colabora intensamente com outros artistas plásticos, coreógrafos e músicos.

http://ricardojacinto.com/


CELSO MARTINS

Crítico de arte no Jornal Expresso desde 1995 é professor de teoria da arte na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Foi consultor para as artes plásticas do programa Magazine Artes do Canal 2 e publicou inúmeros textos em catálogos de artistas.


ReCoSe - Rede de Colaboradores de Serviços Educativos

Grupo de trabalho e de reunião de colaboradores de serviços educativos. Tem como seu maior objectivo melhorar a profissão e as condições em que esta se pratica.

https://www.facebook.com/groups/redecse/?ref=ts

 

Tomás Ruiz-Rivas

Madrid, 1962. Curador independiente y artista visual. es el fundador y co-director del Antimuseo. Su trabajo tiene dos centros de atención: la crítica institucional y el análisis de los conflictos del sistema artístico español. Como artista, Tom Lavin (su heterónimo) trabaja sobre la identidad española y la memoria histórica.













Sem comentários:

Enviar um comentário